Pages

01 dezembro 2010

Saint Martin, no Caribe: a maior pequena ilha do mundo

Saint Martin ou Sint Maarten é uma ilha caribenha de 96km, a menor do mundo dividida por dois governos: o francês e o holandês.

Restaurantes charmosos, praias paradísiacas, compras e nights incríveis!
Roteiro perfeito para um verão inesquecível!


SANTOS MARTÍNIS!
A bebida mais famosa de Sint Maarten é o licor de guavaberry, uma frutinha amarela típica da região. Os melhores drinques, no entanto, são os martínis. Na tradicional versão Dry, ou em releituras criativas como o Ping Pong, com lichia e gengibre (do restaurante Temptation) e o White, com suco de limão (do Bamboo Bernies).

ALTA GASTRONOMIA
• Bamboo Bernies: restaurante lounge de influência asiática, na avenida central de Maho Beach. Tem boa música ambiente, sushiman formado pelo Nobu, o japa cool de Nova York e pratos simples, mas saborosos como o Sesame Crusted Tuna (atum no gergelim com chutney de berinjela).

• Temptation: pilotado pelo chef Dino Jagtiani, o único da ilha formado pelo Culinary Institute of America, é um convite à exploração dos sentidos. Tem carta de drinques elaborada exclusivamente para o paladar feminino. E salão, à meia-luz, que faz com que o sabor dos pratos se sobressaia à aparência. O Sellfish Sauté, gigantesco bowl de frutos do mar com cogumelos, é uma boa pedida.

• Loterie Farm: híbrido de restaurante, lounge e bar, parece ter sido construído não no Caribe, mas em plena floresta amazônica. Isso porque está no coração das montanhas que sobem ao Pic Paradis (o ponto mais alto de Saint Martin). Idealizado por um surfista californiano que vive na ilha há 30 anos, tem bangalôs com vista para o verde e atividades ao ar livre como o Zip Line, espécie de tirolesa.

• Le Pressoir: considerada “a melhor cozinha francesa” da região, fica numa típica casa crioula, de fachada e interior coloridos, na rua principal de Gran Case. Conquista pelo cardápio, pela simpatia dos donos e pelo serviço e decoração impecáveis. A vitela no azeite trufado tem sabor especial.



BALADAS A CÉU ABERTO
• Bliss: com pista de dança ao ar livre, bangalôs e vista para o mar, é o mais bacana dos clubs. Carl Cox, o pai do House de Chicago, já deu pinta por lá. Às quartas — ladies night em toda a ilha — mulheres não pagam e ganham flutes de espumante.

• Waikiki: localizado na Baie Oriental, praia do lado francês que é point de europeus descolados, tem clima família de dia e, à noite, vira inferninho.



MELHORES PRAIAS
• Mullet Bay: uma das mais longas praia do país, fica atrás de um enorme campo de golfe e, ao cair da tarde, vira um espelho d’água prateado.

• Cupecoy: famosa por suas falésias, estampa a maioria dos cartões-postais da ilha. Ótima para um mergulho, mas com faixa de areia estreita.

• Baie Oriental: balneário preferido dos franceses, é repleta de gente bonita e bares bacanas. Na alta temporada (de dezembro a fevereiro), fica lotada e tem o canto à esquerda (de quem olha o mar) reservado para nudistas.

• Dawn Beach: ao lado do The Westin, resort conhecido por receber celebridades, é praticamente uma piscina. Por isso, virou point de mergulhadores.

• Baie Rouge: localizada entre as falésias de Oiseaux e o centro de Marigot, é uma praia pequenina e cheia de pedras. Bares alugam cadeiras e equipamentos de mergulho.

• Baie Longue: é a mais tranquila e charmosa das praias, abriga o Hotel La Sammana e costuma ser a preferida de casais em lua de mel.


FIM DE TARDE IDEAL
• Drinques no Sunset Bar & Grill: típico bar de praia com ombrelones coloridos, fica na pontinha da praia de Maho, a oeste da ilha, e é perfeito para assisitir ao pôr do sol degustando uma cervejinha gelada.

• Get Wet Beach Bar: quiosque no estilo surfista, na boardwalk (o calçadão à beira-mar) de Phillipsburg, tem bons drinques de frutas e cervejas locais como Carib e Presidente.

• Massagens no Dior Spa: único spa da grife Dior fora de Paris, fica no condomínio The Cliff, na encosta oeste da Baie Longue. Além de massagens corporais de uma hora, oferece tratamentos de beauté de até uma semana.



ÀS COMPRAS
• Marigot — A capital francesa de Saint Martin tem dezenas de lojas de perfume e cosméticos bacanas. Para comprar maquiagem, a melhor delas é a Lipstick da Marina Port la Royale, onde o dólar e o euro têm o mesmo valor, e makes Chanel, Dior, Guerlain e Lancôme saem a preços imbatíveis. A Penha, perfumaria com lojas em todo o Caribe, oferece as melhores fragrâncias pelos menores preços.

• Front Street — Principal rua do centro de Phillipsburg, reúne de joalherias a lojas de eletrônicos. Durante a tarde, recebe milhares de turistas vindos dos quatro cruzeiros que aportam diariamente na ilha.Muitos deles vidrados na Boolchands, loja de gadgets com preços menores que os do Free Shop.

• Old Street — Travessinha colorida da Front Street onde ficam a Saveurs de France, que vende produtos da Fauchon, butique gastronômica de Paris, e a The Belgian Chocolate Box, pequena fábrica de chocolates em que as guloseimas são feitas na vitrine.


COMO CHEGAR
A Gol tem, desde junho, voos fretados de São Paulo para Sint Maarten (com escala em Manaus e saída aos sábados). Como o trajeto ainda não é regular, os bilhetes são vendidos por operadoras. Na CVC, o pacote de uma semana com aéreo e terrestre sai por US$ 1.498.



ONDE FICAR
Sonesta Maho Beach — Tem vista para a praia de Maho, fica próximo ao Cassino Royale e a restaurantes bacanas. Diárias a partir de US$105.

La Samana — Do grupo Orient Express, é o mais sofisticado hotel do lado francês. Tem decoração clean, vista para a Baie Longue e bangalôs à beira-mar. Diárias a partir de U$ 395.

The Cliff — Sofisticado condomínio de apartamentos (de um, dois ou três quartos), tem vista para o mar de Cupecoy e praia particular. Os apês são privados, mas costumam ser alugados por temporada. Uma semana, para duas pessoas, custa a partir de U$ 1.400.

Fonte: Revista Marie Claire

0 comentários: