Pages

18 julho 2011

Ida Kar



Você sabe quem foi Ida Kar? Se também não sabe, não se preocupe. Quase ninguém mais sabe quem foi Ida Kar. Até mesmo quem já era um ser vivente na década de 60 do século passado costuma não ligar o nome à pessoa. E Ida Kar já foi uma das personalidades mais famosas das décadas de 50 e 60 justamente por ter se especializado em fotografar personalidades famosas das décadas de 50 e 60.
Pelas lentes de Ida Kar (1908-1974) passaram rostos como os de Ionesco, Henry Moore, George Braque, Sartre, Shostakovich, Bertrand Russell, T.S. Eliot, André Breton... Ida, como a maioria dos intectuais de sua época, gostava de uma boemia. Seus retratos formam o perfil da cena cultural e boêmia da Londres no pós-guerra. O perfil masculino, diga-se de passagem. "Fotografo pessoas famosas", costumava dizer Ida. "E as pessoas famosas quase sempre são homens." Nem por isso ela deixou de registrar retratos impecáveis de Doris Lessing e Maggie Smith.

Russa com ascendência armênia, a fotógrafa estudou em Paris, morou no Cairo e manteve-se em Londres a partir de 1945. Foi a primeira profissional da fotografia — de qualquer sexo — a ganhar uma retrospectiva sobre seu trabalho em galeria de respeito. Foi em 1960 na Whitechapel, em Londres, galeria que até hoje ajuda a determinar o que é arte. Naquela época, a fotografia não era considerada arte. Ida Kar fez com que passasse a ser.

Fonte: Blog do Xexéo

0 comentários: