Pages

25 setembro 2011

Louise Bourgeois – O retorno do desejo proibido


 A primeira panorâmica no Brasil da grande artista franco-americana, nascida em Paris em 1911 e falecida em maio do ano passado, aos 98 anos, em Nova York. São objetos, desenhos, pinturas, esculturas e instalações concebidas de 1942 a 2009. Curadoria Philip Larratt-Smith.

A mostra de Louise Bourgeois, O retorno de desejo proibido traz pela primeira vez ao país em sua escala monumental a obra “Maman” (1999), uma imensa aranha de bronze e aço, com ovos de mármore. Com cerca de dez metros de altura, e dez metros de diâmetro, e pesando perto de onze toneladas, “Maman” ficará ao lado do MAM, no Parque do Flamengo.

A curadoria buscou vincular a obra de Bourgeois a alguns dos conceitos mais importantes da psicanálise, onde está um arquivo inédito, com mais de mil folhas de papel com correspondências e escritos da artista, de 2004 e 2010, em que ela compartilha traumas e desejos de cura. Composto de notas, registros de sonhos e anotações para esculturas, este repositório de textos, escritos no período em que a artista fez psicanálise, complementa os diários que manteve durante
toda a vida. Segundo Larratt-Smith, os trabalhos de Bourgeois são formas que ela encontra para relacionar equivalentes plásticos a estados psicológicos.

“Todas as obras foram escolhidas para destacar a persistente presença da psicanálise como força inspiradora e espaço de exploração em sua vida e obra”, diz o curador. Os textos confirmam ainda a centralidade da memória no processo criativo da artista.

De 16 de setembro a 13 de novembro de 2011
Local: MAM
Av Infante Dom Henrique 85
Parque do Flamengo - Rio de Janeiro










0 comentários: